terça-feira, 3 de abril de 2018

Haikus na Semana da Leitura


Para os alunos do 2º CEB da EBI/JI Ferrer Correia, a BE e o Grupo Disciplinar de Inglês decidiram comemorar o Dia da Poesia com essa forma literária curiosa que é o haiku, breve composição poética de origem japonesa. Assim, os alunos do 5º ano puderam ler haikus em inglês sobre temáticas da sua realidade: os trabalhos de casa, as estações do ano, as épocas festivas como o Natal, a Páscoa, o Halloween, … perante uma assembleia constituída por alunos dos 3º e 4º anos, que estão a dar os primeiros passos naquela língua e que também quiseram impressionar os seus colegas mais velhos, cantando algumas das canções que já aprenderam na frequência das aulas de inglês. Apesar do haiku ter uma estrutura muito especial e um número de sílabas específico, a pequenada foi desafiada a criar, em grupo, haikus no final de cada sessão. Alguns alunos do 5º ano ousaram, mesmo, criar alguns em Língua Inglesa. Pode consultar aqui a criação dos alunos. 
Já os alunos do 6º ano foram desafiados a ler haikus em português e a respetiva tradução em inglês, selecionados a partir do livro bilingue, bem conseguido, de João Manuel Ribeiro, “Burburinhos/Rumbles”,editado em 2015 pela Busílis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...