segunda-feira, 2 de abril de 2018

A Semana da Leitura e os alunos do 3º CEB e do ensino secundário


No âmbito da Semana da Leitura 2018, a BE distribuiu os alunos do 3º CEB e do ensino secundário do Agrupamento por sessões diversificadas. Assim, no dia 19, os alunos do 9º ano puderam participar numa sessão em que a dinamizadora, com grande fluência do discurso e clareza da linguagem, a Prof. Doutora Paula Barata Dias, dissertou sobre a importância da cultura clássica, nomeadamente n’ Os Lusíadas, mostrando como os clássicos estão na matriz da nossa cultura e como são o espelho da natureza humana, da sua grandeza, mas também da sua pequenez. Esta atividade teve a colaboração do projeto “Clássicos em Rede” da RBE em articulação com o Instituto de Estudos Clássicos da FLUL.
No dia 20, alunos do 3º CEB puderam interagir com a autora do livro “Socorro! Sou uma adolescente!”, Ana Luísa Pais, sobre as preocupações legítimas da adolescência: sexualidade, redes digitais, relações com os pais, relações com os pares, … num ambiente intimista, a escritora revelou grande empatia pelos jovens que se sentiram compreendidos.
No dia 21, Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore, alunos do 8º ano e do ensino secundário puderam tomar maior consciência sobre a grave, emergente e urgente problemática das alterações climáticas, através do alerta do voluntário do Núcleo de Coimbra da Associação Quercus, Dr. Paulo Andrade, que, através de informações científicas, objetivas e rigorosas, desvelou a urgência de mudarmos de atitude e de comportamento face à natureza e ao ambiente, a fim de viabilizarmos uma vida melhor para os seres humanos, mas também para viabilizarmos a vida às gerações futuras.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...