terça-feira, 28 de novembro de 2017

Biblioteca Escolar - Projeto Leituras com a ARCIL






Sobre o livro ZOOM , de Istvan Banyai, diz-nos a editora Kalandraka:  Uma viagem sem palavras através de múltiplas perspetivas, umas quotidianas, outras impossíveis. Cada imagem vai ficando cada vez mais longínqua, página a página, para dar lugar a novos e não menos surpreendentes pontos de vista.



São as leituras destes imensos pontos de vista que tornam a obra atrativa, inesgotável, sempre atualizada e capaz de desafiar a criatividade. Abre-se o livro e logo nos aparece uma enorme estrela cor de laranja que, precedida de uma página em negro, rapidamente nos encaminha para uma qualquer galáxia. Mas não! O zoom afasta-se e afinal é a crista de um galo… Assim se desenrola(m) esta(s) narrativa(s): imagens,  zoom que as afasta, novas imagens, novo zoom, intercalados por  páginas negras , lembrando-nos a passagem dos fotogramas das películas, de imagem a imagem. A leitura termina com um minúsculo ponto branco sobre o negro. Também pode começar por aqui, detrás para a frente, invertendo a lógica habitual de leitura.  
Desta vez, ler para os nossos amigos, foi mais desafiante, pois dar a conhecer a um invisual o conceito de zoom não é tarefa fácil. Mas, há uma aprendiz de mediação da leitura que laboriosamente encontrou algumas soluções e a leitura aconteceu.
A atividade da leitura foi estendida a  outras leituras mais visuais, à observação de insetos e plantas com lupas, microscópio e lupas binoculares. Para alguns, foi a primeira vez que viram em formato zoom, admiraram-se, assustaram-se, quiseram voltar a ver, descobrindo universos para além do que intencionalmente lhes tínhamos proposto.
Grande tarde, valeu a pena ver em GRANDE!
Continuamos a gostar de estar e ler  para os nossos amigos e vamos voltar em dezembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...