quarta-feira, 8 de junho de 2016

E Coimbra aqui tão perto...

Mais uma vez as bibliotecas escolares premiaram os alunos monitores com uma visita de estudo a Coimbra. Na Biblioteca Municipal os alunos puderam tomar consciência da complexidade dos serviços de uma biblioteca de grandes dimensões; para além dos serviços prestados ao utilizador, os alunos monitores puderam apreciar, nos bastidores,  o dia a dia de um técnico de biblioteca, desde a sala de catalogação, aos depósitos, passando pela imagoteca (onde puderam ver fotografias de locais e monumentos de Miranda do Corvo) e outros.
No Núcleo Museológico da Guitarra e do Fado de Coimbra, sito na Torre de Anto, os alunos tomaram conhecimento da história do fado, da canção e da guitarra de Coimbra. Artur Paredes, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, António Portugal, António Brojo, Carlos Paredes, Rui Pato, Luiz Goes, Edmundo Bettencourt, António Bernardino, são alguns dos nomes que ficarão na memória destes jovens estudantes, para além da faceta interventiva associada à canção de Coimbra.
De capa, os três alunos puderam experimentar a sensação de tocar guitarra de Coimbra, saboreando, antecipadamente, a entrada na Universidade, ou será melhor dizer na “ParaUniversidade”?
Citando os nossos alunos: “Eu gostei da visita porque o Museu e a Biblioteca são ambos espaços impecáveis” (Alexandre Cardoso, Escola Ferrer Correia, 9º ano); “Eu gostei da visita de estudo, porque não conhecia o Museu e fiquei a saber mais sobre o fado. A Biblioteca eu já conhecia, mas vi algumas coisas que não sabia que existiam” (Beatriz Ramos, Escola José Falcão, 5º ano); “Eu gostei muito da visita de estudo, pois não conhecia nenhum dos locais que visitámos e fiquei a saber mais sobre a História de Coimbra e conheci o funcionamento de uma grande biblioteca” (Gustavo Carvalho, Escola José Falcão, 6º ano).
Também, mais uma vez, as bibliotecas contaram com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, que providenciou o transporte, a quem deixam uma palavra de muito agradecimento. Contaram, igualmente, com a colaboração da Divisão dos Serviços de Bibliotecas, Arquivo e Museus da Câmara Municipal de Coimbra, que possibilitou esta visita orientada de forma gratuita. A todos o nosso bem-haja!
As Bibliotecas Escolares

Sem comentários:

Publicar um comentário

Tintin em Miranda do Corvo

Para assinalar os 92 anos do repórter Tintim e os 80 anos do Capitão Haddock, companheiro de aventuras de Tintim, apresentamos a exposição &...