quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dar Voz aos Poetas e Poetisas

Dar voz aos poetas e poetisas Eugénio de Andrade, Sidónio Muralha, Luísa Ducla Soares e António Manuel Couto Viana, foi o desafio das BE para apoiar o currículo do 1º CEB relativamente às leituras orientadas pelas metas de aprendizagem.
Ler poesia, falar de poesia com crianças desta idade (6-10 anos) é entrar num jogo lúdico onde se descobrem sons, movimento, brincadeira, sonho, sentimento, imaginação e emoção. Como nos disseram: os escritores que escrevem poesia são brincalhões e escrevem muitas coisas dos sentimentos.

Nas várias sessões desenvolvidas, com todas as turmas do 1º CEB do Agrupamento, salientamos o envolvimento e atenção dos alunos e alunas nas leituras realizadas e ao jogo da descoberta das mensagens poéticas. Destaque-se ainda o valor pedagógico que as docentes atribuíram à atividade, concretamente no que se refere à análise, interpretação e descodificação dos conteúdos dos textos poéticos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...