sábado, 13 de junho de 2015

A recompensa do trabalho, empenho e dedicação dos alunos monitores das bibliotecas



Mais uma vez as bibliotecas escolares (BE) do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo premiaram o trabalho empenhado dos alunos monitores, desta feita com uma visita de estudo ao Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra. Para esta concretização as BE contaram, mais uma vez, com o apoio da Câmara Municipal que providenciou os transportes, bem como com a colaboração do próprio Museu, que proporcionou uma visita gratuita.
A atividade contou com uma visita guiada ao criptopórtico, onde os alunos se deliciaram com a História e as estórias contadas pelo guia, bem como com a própria estrutura e as esculturas aí existentes. Não faltaram pequenas curiosidades que aguçaram o espírito inquiridor dos jovens alunos monitores. No final, todos puderam ver melhor a grandiosidade daquelas fundações através de uma maquete que se encontra à entrada do Museu.
Fazendo jus à sua missão de divulgação da cultura e da educação da sensibilidade estética, enquanto  capacidade crítica de saber aquilo de que gostamos, os responsáveis pela instituição permitiram, ainda, uma visita à exposição permanente, em que os alunos puderam apreciar alguma da mais magnífica escultura monumental portuguesa, bem como outras obras de arte das mais variadas áreas, muitas vezes usando expressões que denotavam a grandiosidade daquele espólio avassalador.
No final ainda houve tempo para apreciar as vistas antigas de Coimbra, a partir da repousante esplanada, e conversarmos sobre a visita, da qual destacamos, através da voz dos nossos alunos monitores, as seguintes opiniões: “Gostei muito desta visita. Gostei especialmente do criptopórtico.” (João Luís); “Eu, João Raposo, gostei muito desta visita e gostei muito de ver as esculturas e do criptopórtico.”; “Eu gostei muito de ver as infraestruturas existentes dentro do Museu, inclusive, o criptopórtico.” (Alexandre Cardoso).

Alice Alves e Maria José Vale

Professoras Bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...