quarta-feira, 4 de março de 2015

Semana da Leitura - Cinco Poetas e Uma Guitarra

Cinco poetas e uma guitarra
(ao qual juntámos + 1)

Eduardo Aroso, licenciado em ensino da música, músico, poeta, docente aposentado, tendo exercido funções na escola Dr. Ferrer Correia, colaborou na dinamização da Semana da Leitura, no qual participaram turmas do 2º, 3º ciclo e secundário, nos dias 2 e 3 de Março, no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.
Nas sessões por si dinamizadas, convocou cinco poetas: António Nobre, Miguel Torga, Gabriela Mistral, António Gedeão e Afonso Duarte. Tendo ainda convidado outro músico, Álvaro Aroso, e o cantor de fado de Coimbra, Victor Nunes, para acompanhar as leituras poéticas e reforçar a musicalidade da poesia.
Ao longo de mais de uma hora, as palavras dos poetas, tornadas poemas, foram lidas de forma lenta, cadenciada, rápida, assustada, alegre, admirada, interrogada, encontrando expressividade, interpretando o escondido percurso dos poetas, criando imagens e cenários, descodificando, abrindo caminho a nova informação e a novas leituras, desencadeando experiências emocionais singulares.
Durante as sessões, convocamos outro poeta a dizer “presente”, Eduardo Aroso, que foi trazido pela voz dos alunos e alunas presentes, recordando textos poéticos do primeiro livro que editou em 1982, “A poesia vai à escola”, homenageando desta maneira o nosso convidado, face a face com a sonoridade da sua criação poética.
Ouvir ler e ler foi dominante.
Muito obrigadas pela vossa participação, pelo impulso à leitura e aos poetas que nos acompanharam.

As professoras bibliotecárias

Alice Alves e Maria José Vale

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...