sábado, 28 de fevereiro de 2015

Voltemos ao SOBE! - Projeto SOBE 2015 - Saúde Oral Bibliotecas Escolares

É já bem conhecida, em toda a comunidade escolar, a sigla SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares, projeto desenvolvido em parceria com o Centro de Saúde/UCC Torre de Sinos e as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas e a Biblioteca Municipal.
Este ano letivo, o percurso do projeto, tendo como enfoque central a importância da higiene oral e da alimentação saudável, encaminhou-se para a promoção/animação da leitura das seguintes obras:
- Dente, Dentola e Dentão, de José Fanha, na educação pré-escolar, criando um ambiente lúdico, musical, divertido, que orientou até aos princípios básicos da higiene oral e da alimentação saudável;
- no 1º CEB, relembrar a obra Os crocodilos não lavam os dentes, de Colin Fancy e Ken Wilson-Max, enfatizando a necessidade da prática diária da higiene pessoal e de práticas de sociabilidade;
- a obra Pilu Pilu, de Susanna Isern e Katharina Sieg, que nos deu a conhecer a relação real entre os crocodilos e os pássaros pluviailis, mais conhecidos por pássaros-palito ou curados. Nesta narrativa o curado limpa a boca ao crocodilo, retirando-lhe os restos de comida que ficam presos nos dentes enormes e pontiagudos, aliviando-lhe algum mal-estar oral, evidenciando o contrário da obra citada anteriormente, porque há crocodilos que lavam os dentes… Em contrapartida, o curado tem as suas refeições garantidas durante o ano inteiro. Entre o real e a ficção, a leitura da obra possibilitou-nos centrar nos objetivos do projeto;
- ainda houve tempo para deitar um olho à obra O doce sabor do perigo, identificando e recordando os heróis e anti-heróis da série televisiva Nutre Ventures, dialogar sobre os seus papéis e as suas funções enquanto guardiões de uma alimentação saudável, que transitou para o jogo de mesa da Science4you - Jogo de Nutri Ventures em busca dos 7 reinos – Roda dos Alimentos.
As dinâmicas à volta do jogo permitiram que os conteúdos tratados sobre a alimentação saudável e a sua relação direta com a higiene oral fossem integrados e aprendidos através do lúdico.
Finalizámos todas as sessões do projeto, em todas as turmas da educação pré-escolar e do 1º CEB, com o lançamento do ECOESCOVÃO, que surgiu da iniciativa da Associação MOMS (Miúdos, Optimistas Miúdos Saudáveis!), para acentuar a necessidade da escovagem dos dentes, da troca temporária das escovas de dentes usadas e de promover a seleção e recolha deste tipo de resíduo/lixo. Neste contexto surgiu a história rimada “Para o lixo não vou não” que descreve a vida de uma escova de dentes.
O EcoEscovão representa uma mais-valia na comunidade Eco-Escolas, do qual o Agrupamento faz parte, zelando pela qualidade do meio ambiente.
Da avaliação realizada, com alunos e alunas e docentes, as dinâmicas de animação do projeto SOBE tiveram o mérito de: ter reunido um conjunto de obras e materiais desconhecidos que captou a atenção e interesse dos envolvidos; a promoção/animação das leituras utilizar estratégias que suscitam uma envolvente atrativa com o livro e com a leitura; ter disponibilizado um jogo equipado com sólidos conteúdos científicos que envolveram os jogadores em aprendizagens significativas; os diálogos sobre a temática da higiene oral e alimentação saudável terem sido participativos e esclarecedores; relação e distribuição de conteúdos a abordar entre as animadoras (professora bibliotecária, técnicos da biblioteca municipal e enfermeira) serem equilibrados quanto ao tempo de divulgação e dos conteúdos específicos de cada área; o EcoEscovão ter aumentado o conjunto de recipientes para a recolha seletiva de lixos com vista à sua posterior reciclagem, elevando desta forma a nossa consciência ética no que diz respeito à promoção de valores ecológicos no Agrupamento de Escolas.
Concluímos com uma boa notícia para o desenvolvimento da higiene oral dos alunos e alunas da educação pré-escolar e do 1º CEB: este ano letivo ser-lhes-á entregue gratuitamente o KIT de escovagem dos dentes, angariados na sequência de concurso submetido à Direcção-Geral de Saúde.

As professoras bibliotecárias

Alice Alves e Maria José Vale

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...