domingo, 8 de fevereiro de 2015

Partilha com as BE do Agrupamento Escolar de Alvaiázere

No âmbito de uma partilha com as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, as professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo deslocaram-se,  no passado dia 31 de janeiro, a Alvaiázere para participar no Dia do Agrupamento, com uma atividade para os alunos e as alunas da educação pré-escolar.
“Olhe, por favor, não viu uma luzinha a piscar?”, ou “Corre, coelhinho, corre!”, foi a obra de Bernardo Carvalho escolhida para o desenvolvimento da atividades de promoção e animação da leitura. Uma obra singular, criativa, que tem o mérito de, como alguém referiu, nos mostrar como a “insubordinação do sentido” nos permite uma pluralidade de leituras, desafia a ordem estabelecida e diverte.
Ler de trás para a frente ou de frente para atrás, é invulgar, mas estimulante e lúdico, mesmo quando não existe uma única palavra, para além do título das histórias na capa e contra capa.
Um livro para abrir bem os olhos para quem o quiser ler como deve ser…
Só ilustração, páginas cheias de cor e transparência, como só a aguarela nos dá, onde muitos elementos se cruzam, e muitas “histórias” se podem desenrolar, no mesmo espaço e ao mesmo tempo. Depois, o que pensar da procura insistente do pirilampo? E do (re)encontro do cão com o coelho? São histórias de afetos e sentimentos que sugerem leituras cruzadas com as nossas próprias histórias.
Ler este livro às crianças foi fantástico! O desafio ideal para quem ainda não sabe ler, andar atrás das personagens e entrar no jogo de inventar…

Será que conseguimos? Ficamos a aguardar o ebook com o reconto dos alunos e das alunas da EPE do Agrupamento de Alvaiázere, que será brevemente disponibilizado.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Tintin em Miranda do Corvo

Para assinalar os 92 anos do repórter Tintim e os 80 anos do Capitão Haddock, companheiro de aventuras de Tintim, apresentamos a exposição &...