quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

+ LEITURA + CIDADANIA



A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas, a Biblioteca Municipal de Miranda do Corvo e os docentes do 1º CEB desenvolvem, em parceria, o projeto + Leitura + Cidadania de promoção / animação da leitura com o 1º CEB.
Este projeto responde aos desafios colocados pela Estratégia da Educação para a Cidadania pois, enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.
A promoção e animação da leitura das obras “QUERIDOS EXTINTOS” de Arianna Papini e “S.O.S. Animais em Perigo!...” de Luísa Ducla Soares operacionalizam os pressupostos referidos, criando um espaço de reflexão e diálogo sobre as causas e os efeitos dos animais já extintos ou em vias de extinção. Nesta atividade abordamos a Educação Ambiental/Desenvolvimento Sustentável, de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.
“QUERIDOS EXTINTOS” é uma leitura na primeira pessoa, de vinte animais que estão praticamente extintos ou que já não existem. Cada texto é uma pequena narrativa rimada, onde cada animal descreve a sua fisionomia, os seus costumes e habitat; e interpela os leitores com reflexões sobre as agressões de que foram vítimas. S.O.S. Animais em Perigo!... de Luísa Ducla Soares conta-nos as peripécias e os perigos que põe em causa a sobrevivência de alguns animais, lembrando-nos que o ser humano está a condenar muitas espécies pelo mundo fora à sua extinção.
As bibliotecas caminham pelas leituras, reflexão e diálogo para apoiar a construção de uma cultura escolar assente em princípios, atitudes, valores, regras e práticas quotidianas que corporizem situações reais de vivência da cidadania.
Há que agir!
Maria José Vale (professora bibliotecária)














Sem comentários:

Publicar um comentário

Tintin em Miranda do Corvo

Para assinalar os 92 anos do repórter Tintim e os 80 anos do Capitão Haddock, companheiro de aventuras de Tintim, apresentamos a exposição &...