quarta-feira, 12 de dezembro de 2018


Atividades de promoção / animação da leitura 1º CEB



A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas e a Biblioteca Municipal de Miranda do Corvo, à semelhança do ano letivo transato, desenvolvem, em parceria, trimestralmente, atividades de promoção / animação da leitura para o 1º CEB.
Este período letivo, selecionámos a obra ALLUMETTE de Tomi Ungerer, editada pela Kalandraka. Trata-se de um livro que, segundo a editora, apresenta a história "A menina dos fósforos" nos dias de hoje, refletindo os grandes defeitos da humanidade de um ponto de vista esperançoso: uma menina como exemplo de generosidade, entrega e justiça social. É uma recriação do conto “A Menina dos Fósforos”, de Andersen, escrito por Ungerer em 1974, que lhe decidiu atribuir um final bem mais feliz que o do conto original.
Esta atividade surge da necessidade de reforçar a reflexão sobre valores que nos envolvem enquanto seres sociais, os quais enquadram as linhas de orientação da área da cidadania. A solidão, a pobreza, o sofrimento e a tristeza, entre outros, são sentimentos que envolvem as nossas vidas e devem ser objeto das nossas aprendizagens, para o qual a leitura desta história contribui. Como atividades paralelas à leitura, desenvolveram-se jogos verbais com vocábulos e valores refletidos em grupo/turma.

fonte da imagem: http://www.kalandraka.com/pt/colecoes/nome-da-colecao/detalhe-do-livro/ver/allumette-1/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...