quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dia Internacional da Paz





Sob a égide das Nações Unidas, o Dia Internacional da Paz celebra-se hoje, dia 21 de setembro. A EBI/JI Ferrer Correia decidiu abraçar um convite internacional que implicava a leitura de textos alusivos à temática, bem como outras iniciativas. A BE quis associar-se à iniciativa tendo feito a divulgação de livros, para miúdos e graúdos, bem como de frases sobre a paz. Os alunos mais pequeninos (pré e 1º CEB) visitaram a biblioteca para ouvir a professora Cândida contar histórias que mostram a iniquidade da guerra e a essencial relevância da PAZ. Assim, a docente do 1º CEB começou por ler/contar "O princípio", com texto de Paula Carballeira Cabana e ilustração de Sonja Danowski, da editora Kalandraka, que nos transmite uma mensagem de esperança, pois, apesar da miríade de perdas que a guerra protagoniza,  a vida continua! Somente para os mais velhos, (3º e 4º anos), a professora Cândida continuou com a leitura d' "A história de Erika", obra de Ruth Vander Zee (texto) e Roberto Innocenti (ilustração), também com a chancela da kalandraka, que mostra os horrores do Holocausto, a partir de uma história verdadeira, mas também a bondade, a coragem e a esperança.
Estes dois textos, constituem, sem dúvida, uma homenagem ao livro como ferramenta construtora da paz,  e, consequentemente, também às bibliotecas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...