quarta-feira, 28 de junho de 2017

Concurso de leitura em voz alta "Vamos lá ler!" - 3ª fase

Ao delinear um concurso de leitura como este, mais do que apurar meninos e meninas que saibam ler muito bem – e todos os que aqui chegaram leem muito bem – foi nossa intenção motivar todos os alunos para a leitura. Lerem em voz baixa, em voz alta, sentados, de pé, de pernas para o ar… mas, sobretudo, LER!
Um bom desempenho leitor e uma boa compreensão leitora, diga-se, a leitura, para além das implicações favoráveis que terá no vosso desempenho escolar, trar-vos-á muito mais do que isso, ela permite descobrir mais sobre cada um de vós e sobre os outros e, por isso, vai ajudar a “ler” o mundo. Ajuda a pensar, a sentir o que nos rodeia de uma forma mais objetiva e consciente e a refletir de forma crítica sobre o que está à nossa volta.
Ao longo dos anos, a Biblioteca Municipal Miguel Torga tem procurado desenvolver programas para públicos diversos, tendo por pano de fundo a promoção da leitura. Projetos como o Ler em Família, o Clube de Leitura, a Hora do Conto e, mais recentemente, o Baú de Memórias para públicos seniores em lares e centros de dia, fazem parte de um percurso de promoção da leitura e da cultura de forma mais abrangente, tendo em vista contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e que seja um verdadeiro motor de  desenvolvimento da comunidade.
Alguns projetos são concretizados em articulação com as bibliotecas escolares, que promovem atividades de promoção da leitura no âmbito do apoio ao currículo, dinamizam o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a Semana da Leitura, o Concurso de Leitura em Voz Alta “Vamos lá ler!”, a participação no Concurso Nacional de Leitura, bem como outras iniciativas, apostando, assim, no desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e digital, a fim de ajudarem no vosso desenvolvimento como cidadãos de pleno direito, autónomos, críticos, interventivos e responsáveis.
Parafraseando Mafalda Milhões, a “Biblioteca é a casa onde cabe toda a gente”, e é para todos sem exceção que as equipas da Biblioteca Municipal e da Biblioteca Escolar tentam levar o melhor de si….

Desejamos a todos os meninos e meninas boa sorte e que continuem a ler….

Margarida Mota, Maria José Vale e Alice Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...