domingo, 29 de maio de 2016

Comemorações do Centenário da Morte de Mário de Sá-Carneiro

A Faktoria K de Livros, chancela da Kalandraka  Editora Portugal, editou, em 2012, uma antologia uma  Antologia Poética de um dos maiores  nomes do Modernismo português, Mário de Sá-Carneiro, na Coleção Treze Luas, tendo convidado Tiago Manuel para interpretar iconicamente os poemas. A Kalandraka Editora Portugal, gentilmente, cedeu às bibliotecas escolares a exposição das ilustrações originais, que esteve patente na EB 2.3 C/ Sec. José Falcão de 4 a 27 de maio, aberta a toda a comunidade educativa. Todas as turmas do ensino secundário dos cursos regulares tiveram a oportunidade de visitar a exposição, bem como 4 turmas do 9º ano, de forma orientada. Dada a complexidade da obra do poeta, foram analisados 3 poemas e as 3 ilustrações interpretativas correspondentes, a saber "O lord", "Fim" e  "Estátua falsa" (ensino secundário) e "O recreio" (9º ano).

Pode ler-se, no sítio da Kalandraka Editora Portugalsobre o poeta, a propósito desta antologia,  “Poeta maior do Modernismo português e mestre de uma imagística e cromática inconfundíveis, que se plasmam em versos marcados pelo excesso e pela dispersão, e que aqui são plástica e veementemente retratados pela mão do não menos carismático Tiago Manuel.” 

Caso pretenda ver ou rever esta exposição ela estará na Biblioteca Municipal Miguel Torga a partir do dia 8 de junho.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...