quinta-feira, 28 de maio de 2020

Vamos lá brincar! E fazer um Brinquedo…


Informação, História, Histórias e Brinquedo para construir!

Dia Internacional do Brincar28 de maio
Dia Mundial da Criança – 1 de junho
Dia do Concelho de Miranda do Corvo  – 1 de junho 

O Dia Internacional do Brincar foi estabelecido em 1999, em Tóquio, durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, por iniciativa de Freda Kim, presidente, na altura, da International Toy Library Association (ITLA).
Esta data destaca o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU (Nações Unidas), sublinhando a importância do brincar, enquanto direito inquestionável e fundamental para o desenvolvimento harmonioso do ser humano.
Brincar é sinónimo de crescer de forma saudável e feliz! 



Outra comemoração importante, na próxima semana, é o dia 1 de junho, 
Dia Mundial da Criança.

Conheces a história deste dia dedicado a ti e a todos os teus amigos e amigas?

Resumidamente, tudo começou em 1950, 5 anos após o fim da II Grande Guerra Mundial, por iniciativa das Nações Unidas, para sensibilizar a comunidade internacional para os problemas que atingiam tantas crianças no mundo.
No período a seguir à II Grande Guerra Mundial, o mundo consciencializou-se que as crianças viviam em condições muito más, não tinham comida, viviam nas ruas, não iam à escola, trabalhavam muito e eram exploradas pelos patrões. Tudo isto acontecia numa Europa ainda devastada pela guerra, onde os pais não tinham dinheiro, trabalhavam muito, e não tinham tempo para tomar conta dos seus filhos.
Neste ambiente, onde era muito difícil ter uma vida normal, a Federação Democrática Internacional das Mulheres sugeriu à Organização das Nações Unidas (ONU), que tinha como principal objetivo manter a paz no mundo, a criação de um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Todos os estados membros da ONU reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, a proteção contra todas as formas de exploração e o direito de crescer num clima de Paz e Fraternidade. Isto é, todas as crianças deveriam ver os seus direitos cumpridos!
Resta-me dizer que o Dia Mundial das Crianças não é comemorado no mesmo dia em todos os países. A ONU definiu-o a 20 de novembro, mas há países, como Portugal, que comemoram a 1 de junho e outros, em outras datas.


Este dia é também o dia do nosso concelho, que marca o nascimento, em 1841, de José Falcão (José Joaquim Pereira Falcão), que dá o nome à nossa escola, e que foi professor da Universidade de Coimbra e importante republicano. 








Esta semana escolhi umas histórias muito brincalhonas, ora ouçam:






Texto: Fernando Pessoa; 
Ilustração: Mafalda Milhões; 
Editora: Bichinho de Conto







IMPROVÉRBIOS



Texto: João Manuel Ribeiro; 
ilustração: Flávia Leitão; 
editora: Trinta por Uma Linha








E agora vamos lá fazer o brinquedo para correr, correr, correr e brincar, brincar até ao céu…


Moinho de Papel

 Como se faz? O que é preciso para fazer? Como se brinca? 

Já sei que estas são as perguntas que tens na ponta da língua, às quais vou responder tim, tim, por tim, tim!

1º - O que é preciso para fazer?
Um quadrado de papel (de preferência colorido); Lápis;Régua;  Pau de espetada;Pionés comprido (tipo prego fininho).


  
2º - Como se faz?

Aqui está tudo explicado, clica em baixo: 

3º- Como se brinca?
Agora é só soprar ou correr com o moinho na mão. Quando correres o teu movimento faz deslocação de ar, e o moinho gira, gira, gira…

Até se estragar e depois fazes outro!


Bom, se optares por brincadeiras digitais online, presta atenção ao que diz o instituto de apoio à criança:

Recomendações do Instituto de Apoio à Criança


Divirtam-se, boas brincadeiras!
Abraço mjv

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...