quinta-feira, 21 de maio de 2020

Dia do Autor Português - 22 de maio

Este dia assinala também o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.


Durante a semana, para destacar um autor ou autora, na área da literatura infantojuvenil, pedi a vossa opinião através de uma votação.

O resultado desta votação indicou que Luísa Ducla Soares é a autora que merece destaque neste dia. 

Deixo-vos dois livros da autora para ler e ouvir: 

Mar

A Cavalo no Tempo















Para descobrires mais informações sobre esta escritora clica nos pontos vermelhos em cima da imagem. 

 

Para além desta escritora, há em Portugal muitas outras pessoas talentosas, criativas e empreendedoras, autores e autoras que se têm distinguido em outras áreas das artes, como por exemplo:


Joana Vasconcelos

 Artista plástica 

Esta artista plástica, já concebeu muitas obras de arte, entre elas, esta a que deu o nome de CINDERELA. Trata-se de uns sapatos de senhora, enormes, construídos com panelas e respetivas tampas, incrível, não é?! 






Armanda Passos

Pintora 

Já foi professora, mas é como pintora que é mais conhecida. As suas pinturas têm formas e cores que nos fazem abrir muito os olhos.
Ao longo da sua carreira tem conquistado vários prémios. 



Paulo Ribeiro

Bailarino e coreógrafo. 

Dança como se fosse um pássaro, ou vento, ou tronco de árvore retorcido pelo tempo. Já foi diretor artístico de várias companhias de dança, nomeadamente do teatro Viriato (Viseu) e da Companhia Nacional de Bailado (Lisboa). 


Regina Pessoa


Realizadora de cinema de animação

Estudou pintura, mas quando terminou o curso começou a trabalhar em filmes de animação de outros cineastas. Em 1996 começou a realizar os seus próprios filmes de animação, que têm tido muito sucesso e são premiados.


Todos os seus filmes fazem parte da lista de filmes do Plano Nacional de Cinema, e são estudados por crianças e jovens das escolas portuguesas.




João Vaz Carvalho  


Ilustrador   
Foi em Coimbra que começou a desenhar, pintar e fazer cerâmica.
Mais tarde, começou a dedicar-se à ilustração, e hoje é um ilustrador fantástico. As suas ilustrações dão vida, cor e compreensão a muitas narrativas, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Faz exposições dos seus trabalhos artísticos e já recebeu muitos prémios.


E muitos, muitos mais que todos os dias vamos descobrindo e conhecendo!
Abraço
MJV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...