quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

MÁSCARAS E MÁS CARAS

Foto Blogger_Passadopresente
 
Lá para os lados de Lazarim (Lamego) e Podence (Bragança)

 

Assustadoras, misteriosas e fascinantes são as máscaras que andam à solta no Inverno transmontano. A tradição tem raízes milenares e transforma pacatos rapazes em diabos, chocalheiros, zangarrões e caretos. (…)

Foto - João Vasco


Das mãos do artesão surge a máscara que há de afugentar e animar a aldeia inteira e mais os forasteiros que ali vão só para a ver. Os preparativos para os dias de festa começam antes do Inverno chegar ao nordeste português. Trabalha-se a madeira, o cabedal, o latão, a lã. Aos poucos aparecem as caras e os fatos que vão esconder a identidade dos rapazes. Assim, temíveis e divertidos, os mascarados quebram a rotina do quotidiano rural. O disfarce é a chave destes rituais que anunciam um novo ciclo: na natureza e na vida dos homens.

fonte: https://ensina.rtp.pt/

Foto Who Trips

Presentemente as máscaras de Podence fazem parte do Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e as máscaras de Lazarim estão em processo de reconhecimento.


Foto Blogger_A_Matéria_do_Tempo

Máscaras que revelam tradições, a cultura e a identidade portuguesa. 

A RTP mostra-nos  

Para conhecer mais sobre estas tradições visitem o:

Museu Ibérico da Máscara e do Traje e o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI)


Agora, vamos ver o Carnaval na Floresta, adaptado da obra da autora Rose Sordi


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...