quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Há homens que não esquecemos! É o caso do “homem da gaita”.

 Sobre o “homem da gaita”, conheci-o há muito tempo, pela boca dos contadores de histórias pois, trata-se de uma história popular portuguesa, de tradição oral, que Zeca Afonso recriou em forma de poema e letra de canção.

A história cantada por Zeca Afonso é assim:


O “homem da gaita”, surge como livro em 2012, pela mão do ilustrador Rui Pedro Lourenço, para nos (re)contar a sua história, e mostra-nos o tempo em que homens, mulheres e animais convivem amigavelmente e as “coisas” pouco prováveis aconteciam. 

O livro “O homem da gaita”, editado pela Barca do Inferno, integra a lista de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura – LER+

Na página da editora Barca do Inferno, sobre este livro, lemos:

Vai de folia! Vai de folia! (…)

Aqui, música e palavras funcionam como um todo, acrescentando conteúdo, imagens e sensações. A sua simplicidade faz-nos viajar e sonhar com outras histórias, de aldeias perdidas no tempo onde homens e bichos convivem paredes meias, e os mistérios se revelam nas coisas mais simples.


A  Associação José Afonso dá-nos a possibilidade de espreitar este livro 



Há homens que não esquecemos! É o caso do Zeca Afonso

Que faleceu há 34 anos, no dia 23 de fevereiro de 1987, de doença degenerativa.

Os alunos e alunas da turma do 4º ano da Escola FC, lembraram este cantor, no aniversário da sua morte, a partir de uma breve pesquisa. 

Breves notas biográficas de José Afonso (clicar em cima da imagem)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...