sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Desafios para pais e filhos, docentes e alunos(as), para quem quiser…

 Pois é, há desafios, para pais e filhos, docentes e alunos(as), para quem quiser, jogo dos provérbios e leitura a pares.

fonte da imagem: https://ncultura.pt/lingua-portuguesa-10-dos-melhores-proverbios-portugueses/

Os provérbios fazem parte de um dos géneros da literatura infantil que possibilitam a transmissão aspetos culturais de geração em geração. A par dos provérbios, temos um vasto e grandioso acervo de narrativas/romances tradicionais, contos, lendas, fábulas, poesia popular, histórias de cordel, rimas e toadas infantis, adivinhas e até as anedotas, que integram o mundo da literatura infantil e têm em comum a função: estimular as crianças para a descoberta e apropriação da linguagem; desenvolver competências especificas relativas à aprendizagem da linguagem oral e da escrita; e de modo mais amplo comunicar e compreender o mundo onde estão inseridas.  

pro·vér·bi·o nome masculino

1. Máxima expressa em poucas palavras e tornada vulgar.

2. Rifão; anexim; adágio.

3. Comédia em um ou dois atos cujo tema é um provérbio.
"provérbios", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 

[em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/prov%C3%A9rbios [consultado em 05-11-2020]

Provérbio é um ditado popular, com um texto mínimo, de autor desconhecido, que é várias vezes repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural. São expressões comuns que se mantêm imutáveis através dos tempos, constituindo uma parte importante de cada cultura. Fonte: Wikipédia

Uma das razões que os torna populares é precisamente o serem maleáveis, não terem uma mensagem ou moralidade única, mas adaptarem-se à visão ou ponto de vista que se pretende transmitir.

E isto acontece e perdura no tempo há muitos e muitos anos. Mas o que torna o provérbio tão perene, tão transversal a todos os tempos?

Por que razão, sendo os provérbios vestígios de uma civilização pré-alfabetizada, oralizada e estruturalmente rural, mantêm validade e utilização numa atividade tida como ex-libris da pós-modernidade e da civilização urbana e global?

Questão colocada e respondida por José Teixeira (Professor Associado do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho)

Este aparente paradoxo pode ser compreendido se se atender a que o provérbio consegue seduzir (também) por evocar perceções extremamente importantes para a nossa vivência social.

O primeiro desses valores é o de sentimento de pertença ao grupo, à comunidade linguística em que nos inserimos. Conhecer e dominar os provérbios (e as expressões fixas) significa dominar a língua como nativo, em grau bastante elevado. Faz-nos sentir membro do grupo e nele integrados, compreendendo bem os seus códigos linguísticos e comportamentais, constituindo isto um sentimento fundamental para o nosso bem-estar individual e social.

Depois, e ao contrário do que pode parecer a uma abordagem mais superficial, os provérbios são tolerantes, não implicam visões obrigatórias e afuniladas da vida, porque não implicam visões únicas de vivências e valores: para cada provérbio há quase sempre um outro que se lhe pode contrapor e todos são pontos de vista, ferramentas de argumentação.

Porque têm o grande trunfo de poderem ser contraditórios entre si, os seus valores ideológicos podem ser contrariados. E frequentemente, em publicidade, eles são alterados, transformados, parodiados em jogos humorísticos que só acrescentam sedução e interesse à mensagem linguística.

No fundo, o aconchego que o provérbio traz é o de nos fazer sentir habitando uma casa comum, uma casa que nos dá uma sensação envolvente e materna: a língua que partilhamos. Fonte: http://hdl.handle.net/1822/45141

O estudo dos provérbios tem assumido destaque pela Associação Internacional de Paremiologia, com sede em Tavira, que podem visitar aqui:

http://www.aip-iap.org/pt/noticias

"Paremiologia" significa estudo científico dos provérbios e provém da palavra grega paroimía, que significa "provérbio; parábola".


Jogo dos provérbios:

Fica aqui um desafio para todos jogarem, até dia 12 de novembro, vamos ver quem consegue mais pontos.

Para acederes ao jogo podes usar dois caminhos:

1- procuras na internet a página Kahoot.it (https://kahoot.it/), colocas o código 09553796,         , a seguir o teu nome e toca a jogar!

2 - segues este link: Provérbios, colocas o teu nome e toca a jogar!

Nota: Se quiseres, podes ainda instalar a APP, Kahoot no teu telemóvel, para jogares quando quiseres (disponível no google play ou outra plataforma).


Do mundo vasto e grandioso da literatura infantojuvenil portuguesa selecionei este livro para leitura a pares, à vez, para filhos e pais. Boas leituras!


               O LIVRO DA TILA






Continuando a falar de livros, passem pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas onde encontrarão estes livros que podem requisitar para ler em casa:

  


Abraço MJV


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...