quinta-feira, 15 de outubro de 2020

“Um mundo mais humano – um mundo sem fome”

 

Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro

 

A 16 de outubro de 1945, no Canadá (Quebec), foi fundada a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, com a missão de aumentar os níveis de nutrição e os padrões de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. Desde a sua criação, a FAO tem trabalhado para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e o alcance da segurança alimentar, definida como o acesso permanente de todas as pessoas aos alimentos de que necessitam para uma vida ativa e saudável.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado desde 1981. Esta data é comemorada por mais de 150 países com o intuito de alertar e consciencializar a opinião pública para questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição. Atualmente muitas crianças, no mundo inteiro, morrem anualmente devido a causas relacionadas com a desnutrição.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação é importante, por várias razões, entre as quais para:

·     Aumentar a sensibilidade geral para o problema da fome no mundo;

·     Fortalecer a solidariedade internacional e nacional na luta contra a fome, subnutrição e pobreza e dedicar especial atenção ao progresso nas áreas da alimentação e agricultura;

·         Encorajar a cooperação técnica e económica no seio dos países em desenvolvimento.

Fonte:https://alimentacaosaudavelesustentavel.abae.pt/dia-mundial-da-alimentacao-16-de-outubro/



Livro: O Dia Em Que A Barriga Estourou

José Fanha e Maria João Gromicho

Editora Gailivro

Conta a história dos pássaros bisnaus, cuja fome era insaciável e que praticamente vivia só para comer. Tanto comiam que, um dia, algo de anormal aconteceu …


Ouçam a história contada pela equipa "Os Fariazitos" EB1 de Gueifães

O dia em que a Barriga Rebentou  (clicar)


Também podem espreitar o livro aqui:

O dia em q a barriga rebentou adaptado por Ana Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...