quinta-feira, 1 de outubro de 2020

5 de outubro de 1910: despedida da monarquia

O dia 5 de outubro, feriado nacional, assinala a despedida da Monarquia e a implantação da República.

É um acontecimento marcante na História de Portugal, onde de um dia para o outro, uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal. Muitas foram as transformações na sociedade portuguesa de então que ainda hoje se mantêm, por exemplo: ao Rei, sucedeu um Presidente. 

Este postal, é uma imagem muito conhecida deste marco histórico.

Em baixo podem ver e ler a transcrição da legenda


Fonte: Biblioteca Nacional Digital: http://purl.pt/28264/1/index.html#/1

Bilhete postal com ilustração historiada alusiva à revolução que deflagrou na noite de 3 de Outubro, em Lisboa, conduzindo à proclamação da República Portuguesa. Neste Postal de propaganda à República, datado de 1910 aparecem cenas do episódio: 1) o bombardeamento do Palácio das Necessidades; 2) a fuga da família real, na Ericeira; 3) a prisão dos Jesuítas para o forte de Caxias; 4) a proclamação na Praça do Município; 5) desembarque da Marinha no Terreiro do Paço; 6) a posição dos revolucionários na Rotunda; 7) os elementos do Governo Provisório apresentam-se ao líder militar vitorioso, Machado Santos; sob estes, um dragão (símbolo da Casa de Bragança e do exército monárquico) jaz por terra, junto com a Coroa de Portugal; 8) os entrincheiramentos na Rotunda. A composição tomou por modelo algumas fotografias que circularam na época, por forma a criar um conjunto historiado. 1910.



Para documentar e ilustrar um pouco mais este período da nossa História, deixo-vos estes vídeos:


Um vídeo dprojeto MIX REPÚBLICA apresentado no MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, durante as Comemorações do Centenário da República em 2010, que nos dá a conhecer motivos republicanos, juntando desenho animado com imagens reais. 

Mix República 1º episódio - A Implantação da República e a Bandeira Nacional from Tânia Duarte on Vimeo.


Outro vídeo do programa ZIZ ZAG da RTP com os vídeos “Conta-me História”, o programa que mantém o passado na memória que nos fala sobre um dos símbolos da 1ª República, o Hino Nacional, vejam: 






Podem ainda ouvir a leitura animada, destas obras:








ABRAÇO e BOAS LEITURAS
MJV


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...