Estamos no dia 6 de outubro
de 2016. Iniciámos, na biblioteca escolar do Centro Educativo, com as turmas do
4º ano, atividades de promoção/animação da leitura sobre a História da
Implantação da República – LEITURAS DA REPÚBLICA.
Um aluno levanta o dedo,
toma a palavra e questiona:
- Mas como é que passaram da Monarquia para a
República? Eles não queriam os reis?
Por aqui começámos a desfiar memórias e a recontar
histórias a partir de objetos e fontes históricas de diferente natureza.
Mobilizando bibliografia diversa, de vários autores, relacionada com a temática,
como: Luísa Ducla Soares, José Fanha, José Jorge Letria, Ana Maria Magalhães e
Isabel Alçada, fomos dando resposta às questões colocadas, articulando os
acontecimentos históricos e as memórias presentes na “mala da República”, o que
permitiu uma abordagem coerente do tema e sua ilustração através da leitura
expressiva realizada pelos alunos e alunas.
O recurso aos objetos e
fontes históricas que integram os materiais pedagógicos da “mala da República”
permitiu desenvolver uma narrativa histórica, social, política e cultural da
transição entre a época monárquica e a republicana. Pudemos, assim, contactar
com fontes históricas e objetos, de diferente natureza, e entrecruzar várias leituras
para dar a conhecer e dialogar sobre factos e curiosidades da Monarquia e da República
que nasceu a 5 de outubro de 1910.
Foi uma experiência que
captou a curiosidade e permitiu cantar “A Portuguesa”, verbalizar opiniões,
ideias e sentimentos sobre a temática.
VIVA A REPÚBLICA!
(Palavras de José Relvas,
no dia 5 de outubro de 1910, na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, quando
içava a nova bandeira de Portugal)
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