terça-feira, 2 de junho de 2015

“Foi uma sessão de tirar o sono!”


“Foi uma sessão de tirar o sono!”. Esta constatação foi a maneira feliz com que o professor Sérgio Pais caracterizou a sessão sobre a qualidade do sono e a aprendizagem, desenvolvida pelos alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, no âmbito da disciplina de Psicologia B da responsabilidade da docente Elsa Rodrigues. A sessão enquadra-se no projeto “Aprender a dormir, para mais sucesso conseguir!”, da responsabilidade das bibliotecas escolares daquele Agrupamento e realizou-se no contexto da parceria estabelecida entre as bibliotecas dos dois Agrupamentos Escolares.
No passado dia 29 de maio, os referidos alunos deslocaram-se à EB 2.3 C/ Sec. José Falcão onde realizaram uma sessão dedicada ao sono para alunos do 9º ano. A atividade iniciou-se com questões lançadas aos alunos sobre os mitos à volta do sono, seguindo-se uma explicação rigorosa, embora recheada de bom humor, sobre os diversos aspetos que envolvem os conteúdos associados à temática: fases do sono, relógio biológico, problemas associados ao sono, regras de higiene do sono… terminando com a importância de um sono de qualidade para uma aprendizagem mais eficaz. Pelo meio não faltaram  sketchs sobre situações relatadas pela Prof.ª Doutora Teresa Paiva no seu livro “Bom sono, boa vida”, ilustrando, assim, alguns dos problemas causados, quer pela privação do sono, quer pela hipersonia.
A sessão revelou-se bastante positiva para os alunos do 9º ano, na medida em que lhes proporcionou conselhos bastante úteis sobre um sono adequado, possibilitador de uma melhoria das  suas aprendizagens, tanto mais que estes alunos brevemente irão realizar exames nacionais. Essa positividade manifestou-se na boa interação estabelecida no decorrer da atividade, bem como no final, quando todos quiseram tirar fotos em conjunto. 
Esta sessão também mostrou a eficácia da formação inter-pares.

Alice Alves e Maria José Vale

Professoras Bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...