Mais uma vez, o Grupo
Disciplinar de Filosofia, apoiado pelas Bibliotecas Escolares, assinalou este
importante dia com um conjunto de atividades que envolveram alunos dos 1º, 2º e
3º CEB e do Ensino Secundário, ciente da importância da Filosofia para a
estruturação do pensamento crítico, essencial à busca de sentido e à
problematização do status quo.
Alunos dos 3º e 5º
anos puderam refletir sobre se “É preciso ir à escola para aprender?”,
problematizando variáveis importantes que interferem na aquisição do saber mas,
sobretudo, o papel que a Escola tem nessa aquisição, a partir de um conjunto de
questões propostas por Oscar Brenifier em “O que é o saber?”, um dos muitos
títulos da coleção “Filosofia para Crianças” da Dinalivro. “Trabalho”,
“aprender”, “ler”, “estudar”, “escrever”, “ensinar”, “professora”, “amizade”, …
foram algumas das palavras selecionadas para caracterizar positivamente esta
instituição essencial à estruturação do pensamento. No final, cada aluno e
aluna recebeu um autocolante com um dos símbolos da Filosofia, a coruja, a
dizer “Eu sou um ser pensante”, alertando para a necessidade de desenvolvermos
essa capacidade que dá a grande especificidade ao ser humano.
Os alunos do 9º ano
puderam antecipar a compreensão do conceito “Filosofia” através da leitura e
problematização de um excerto do romance filosófico “O mundo de Sofia – uma
aventura na Filosofia” de Jostein Gaarder. Sugestões como não ser indiferente
ao que se passa no mundo, estar atento à realidade social e política, … puderam
ajudar alunos e alunas a evitar a precipitação no julgamento de uma disciplina
a iniciar no 10º ano e que, habitual e erradamente, é rotulada como “não
servindo para nada” no mundo tecnocrata atual. No final, todas as turmas
propuseram algumas ideias sobre o que é ser filósofo.
Os alunos dos 10º e
11º anos puderam problematizar a situação atual e preocupante dos migrantes na
Europa, através do visionamento do vídeo The European Refugee Crisis and Syria Explained. Os jovens estudantes puderam questionar a atitude
europeia, e mundial, face a esta situação humanitária que exige urgência e
solidariedade.
Ainda houve oportunidade para sugerir leituras de
obras existentes nas bibliotecas escolares: aos mais novos, sugestões de livros
das diversas coleções de Filosofia para Crianças; aos alunos do 9º ano,
sobretudo romances filosóficos; aos alunos do ensino secundário, também obras
filosóficas de grande atualidade. Essas obras foram expostas nas bibliotecas e
também divulgadas online, bem como a
mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, a propósito do Dia Mundial
da Filosofia 2014.
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