segunda-feira, 24 de março de 2014

Semana da Leitura 2014



A Semana da Leitura, que decorreu entre os dias 17 e 21 de março, organizada pelo Grupo de Trabalho Concelhio da Rede de Bibliotecas de Miranda de Corvo, apoiado pelos vários departamentos curriculares, agregou leituras várias, em várias línguas, ilustração, contar de histórias, celebração do dia da poesia, (re)encontro com escritoras e a feira do livro. Para animar e promover os livros e as leituras, contámos, no Centro Educativo, com a presença das escritoras e ilustradoras Élia Ramalho e Milu Loureiro, bem como com os contadores de histórias da Universidade Sénior da Fundação ADFP.
Em articulação com familiares dos alunos, o grupo disciplinar de Português do 2º ciclo levou a cabo, nas escolas José Falcão e Ferrer Correia, uma atividade a que chamou “Li, gostei, recomendo”, que consistiu na dinamização de sessões na sala de aula, para divulgação de obras que marcaram a infância/juventude de quem as leu, neste caso os familiares dos alunos. Estes puderam encantar-se com histórias de aventuras, narrativas universais, contos, poesia, adivinhas, lengalengas…, trazidos à sala de aula pela mão dos seus familiares (da irmã à tia, da mãe ao avô) e perceber a importância que a leitura e a literatura desempenharam nas suas vidas quando eram crianças ou jovens. E também fizeram perguntas, falaram dos seus livros preferidos e pediram mais histórias. A atividade agradou a todos os que nela participaram: alunos, professores e familiares.
O Dia Mundial da Poesia, assinalado com poemas porta a porta e com a presença do jovem poeta Rui Pedro Magalhães, remexeu palavras, ideias, sentimentos e emoções, como só a poesia sabe fazer. O auditório da escola José Falcão encheu-se de jovens para ouvir e conversar entusiasticamente com Rui Pedro Magalhães sobre o seu livro “Primeiro Ensaio”, apresentado pelo professor João Pinto. Em diálogo vivo, crítico e entusiasta, o autor captou a atenção da plateia, respondeu sobre os processos de escrita, motivando os jovens presentes para a escrita e leitura.
Segundo alguns alunos do 1º ciclo, esta semana foi uma oportunidade de “aprendermos a ler melhor”, de “aprender mais sobre o mundo dos livros e de conhecer autores”, de “ouvir ler histórias e contos”, de “de ouvir ler histórias antigas”, de “incentivar as pessoas a ler”, de “aprender coisas sobre os autores”, “fez-nos ler mais, porque se lermos todos os dias, aprendemos a ler melhor e aprendemos muito sobre os autores”.
Uma semana em pleno onde os livros e as leituras rodopiaram de olhos em olhos, de ouvidos em ouvidos, com todos os sentidos, envolvendo alunos e alunas do Agrupamento de Escolas e do Centro Infantil da Fundação ADFP.




Sem comentários:

Publicar um comentário

Louco como Eu

  Com Susana Moreira Marques "Joyce Carol Oates disse uma vez que quando os escritores perguntam uns aos outros a que horas começam a e...