segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016




 Caro Leitor,
A Biblioteca Municipal Miguel Torga convida-o a assistir no dia 4 de março, pelas 21h00, à apresentação do livro “Contos Daqui e do Além”, da autoria de Rui Miranda, com apresentação de Carlos Ferreira e durante a sessão haverá a atuação do grupo musical "Cordas e cantares do Senhor da Serra", e no dia 5 de março, pelas 15h00, à inauguração da exposição “Júnior, Joana e Gão” bem como do livro com o mesmo título da autoria de Luís Almeida Martins e Pedro Morais.
A BM conta com a sua presença.

Boas Leituras!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Apoio ao Currículo - "Dentes de Rato"

No âmbito do apoio ao currículo de Português, as BE trabalharam o capítulo "A cividade" da obra de Agustina Bessa-Luís, Dentes de Rato, com as turmas do 7º ano de escolaridade do Agrupamento. Esta quase-autobiografia da autora transporta-nos para o mundo da pequena Lourença, protagonista da obra, revelando-nos o carácter  fascinante desta rebelde sonhadora. No final da leitura/análise os alunos e as alunas manifestaram a sua admiração pela pequena Lourença, sentindo-se motivados para a leitura integral da obra.

“Memórias Partilhadas” do Teatro da Serra de Montemuro - Casa das Artes






“Memórias Partilhadas” do Teatro da Serra de Montemuro estreou no Teatro Nacional D. Maria II em 2015 e será apresentado no dia 27 de fevereiro, pelas 21h30 na Casa das Artes de Miranda do Corvo.
 Estes três monólogos, que reúnem textos de Therese Collins, de Peter Cann e de Abel Neves, contam-nos as histórias de três objetos que têm muito para partilhar e que se ligam entre si de uma forma ou de outra.  
 “Uma carteira vazia” de Therese Collins
O que há na carteira de uma pessoa diz - nos muito sobre a pessoa.
A escolha de uma carteira de uma pessoa diz - nos muito sobre uma pessoa.
Anna, tem um fascínio com carteiras, não pode deixá-las sozinhas – especialmente as das outras pessoas.
Se ela está tão fascinada com elas, por que não pode ela abrir a carteira da sua mãe falecida?
“O Lápis” de Abel Neves
A caneta é mais poderosa que uma espada, ou no caso de Delfim, um lápis. Com um lápis, você pode destravar o mundo. É a espada da verdade.
Pode transportar um navio para a segurança, pode tomar banho de ervas no Montemuro - pode colmatar uma lacuna ou esconder –se na floresta.
Bem, pode na mão de Delfim e com a imaginação de Delfim.
“A Almofada de Penas de Cuco” de Peter Cann
Em 1966 existiam dois amigos Adão e Fábio que faziam tudo juntos. Em 1966 houve um Campeonato do Mundo e Eusébio agraciava o jogo.
Em 1966, um dos amigos apaixonou –se - e tudo mudou. O que fazes se nunca mais vês o teu único e verdadeiro amigo?
O que fazes para as coisas voltem a ser como eram antes dela chegar?
O que não deves fazer, é dar ao teu amigo uma almofada de penas de cuco.

Público: Maiores  >12
Duração do espetáculo: 1h25min.(sem intervalo)

BILHETE GERAL: 6 EUROS
BILHETE PARA JOVENS, SENIORES E GRUPOS (10 PESSOAS OU MAIS): 4 EUROS


Reservas e Venda de Bilhetes: Casa das Artes – Alameda das Moitas – Miranda do Corvo – 239 533141 « terça a sexta-feira: 14h/19h| sábado e domingo: 15h/19h»
Reserva de bilhetes: Posto de Turismo – 239 530316 | Biblioteca Municipal Miguel Torga - 239530326

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Animação / promoção da leitura Biblioteca Escolar – Associação de Pais (APAIS)

As BE em parceria com a APAIS promoveu a leitura e animou a noite invernosa do dia 12 de fevereiro. Partilhando a leitura, em voz alta, da obra “ O Paraíso são os outros” de Valter Hugo Mãe, onde ouvimos falar, pela voz da narradora, uma menina, de como o “amor é namorar com cuidado” e que os “casais são criados por causa do amor”, e que é “tudo por causa do amor”… Uma leitura maravilhosa, reflexiva, que nos fala do amor dos dias de hoje: felicidade, alegria, adoção, segundo casamento, homossexualidade, entre outros conceitos que adultos e crianças devem “ ler”. Ao contrário da célebre frase “o inferno são os outros” (Jean Paul Sartre) que, segundo o autor de “ O Paraíso são os outros”, lhe serviu de inspiração, esta leitura transporta uma mensagem otimista e positiva da vida afetiva das pessoas.
Apoiámos a leitura da obra com alguns desafios que proporcionaram momentos de diálogo, construção e escrita.
É nosso desejo continuar a proporcionar leituras, voltamos em breve…

Bibliotecas Escolares


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Atividade de promoção da leitura, de apoio ao currículo e de treino das capacidades associadas à leitura com o 1º ano vocacional

No âmbito do apoio ao currículo  e do treino e melhoria das capacidades associadas à leitura, as BE desenvolveram uma atividade com a turma do 1º ano do curso vocacional, na aula de português, que contou com a leitura, análise e reescrita de lendas. Após uma reflexão em torno das lendas e da sua importância, partiu-se da lenda "Mira e anda", lenda etiológica que explica a origem do nome de Miranda do Corvo, que funcionou como motivação. Seguidamente, foi lida a lenda do Milagre das Rosas, versão de Gentil Marques, obra recomendada pelas Metas Curriculares do Português para o 5º ano. Após a leitura, procedeu-se à análise, não esquecendo a sua contextualização histórica, passando-se à reescrita da mesma, através de trabalho individual e autónomo. Os alunos interessados puderam ler a sua versão da mesma e, no final, a turma teve oportunidade de reescrever, em conjunto, novamente a lenda.

Exposição muito interessante promovida pelo GAAF - Crianças no Mundo com Direitos

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

MANCINES







NOVO PROJETO DE COIMBRA JUNTA RAQUEL RALHA, TONI FORTUNA, PEDRO RENATO E GONÇALO RUI - dia 13 de fevereiro na Casa das Artes de Miranda do Corvo

MANCINES é aquilo a que o dia a dia das nossas vidas deveria soar, se estas tivessem banda sonora, como nos filmes!
MANCINES é um projeto que chega agora ao mundo, após 15 anos de hibernação, uma vez que o motor de arranque instrumental foi composto maioritariamente nessa altura.
E esteve estes anos em imobilidade tónica, sobretudo a aguardar o momento ideal para reunir RAQUEL RALHA (Wraygunn, Belle Chase Hotel, Azembla's Quartet) e TONI FORTUNA (D3o, Tédio Boys, M'as Foice) e somá-los a PEDRO RENATO (Belle Chase Hotel, Azembla's Quartet) e GONÇALO RUI.
O resultado desta soma é o trabalho inicial "EDEN'S INFERNO", que nos leva numa viagem sonora, sem guia turístico, às profundezas de um inferno idílico, e nos convida a ficar para umas férias. É o inferno paradisíaco, o sofrimento cor de rosa... o pior dos infernos.
Pior que o inferno interno, o inferno da perfeição!
"TIME" foi a primeira alma perdida a fugir de “EDEN’S INFERNO" e a dar a conhecer MANCINES.
Ladies & gentlemen, without further ado...! Inicie as comemorações do Dia S. Valentim a assistir a um concerto memorável !


Bilhete Geral: 5 euros
Bilhete S. Valentim (1 casal): 8 euros

Reservas e Venda de Bilhetes: Casa das Artes – Alameda das Moitas – Miranda do Corvo – 239 533141 « terça a sexta-feira: 14h/19h| sábado e domingo: 15h/19h»
Reserva de bilhetes: Posto de Turismo – 239 530316 | Biblioteca Municipal Miguel Torga - 239530326

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...